DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PELA INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC):

CAPACIDADES DE AGIR NA VIDA ESTUDANTIL E NA VIDA PROFISSIONAL EM CONTABILIDADE PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO CONTÁBIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v23i1.1317

Palabras clave:

Pesquisa, Iniciação Científica, Ciências Contábeis, Competências profissionais

Resumen

O objetivo deste estudo foi compreender as contribuições da realização de Iniciação Científica (IC) para a construção de competências de estudantes de Ciências Contábeis. Foram investigados 20 estudantes de uma universidade pública estadual que participaram do programa de IC. Os dados foram coletados por questionários semiestruturados. A análise tomou como base a abordagem da Análise Textual Discursiva em uma perspectiva interpretativista. Os resultados apontaram que as motivações dos estudantes são intrínsecas e orientadas por interesses pessoais (envolvimento ativo do estudante) implicando no desenvolvimento de abordagem profunda à aprendizagem. A realização da IC contribuiu na aprendizagem dos conteúdos disciplinares tornando-os mais autônomos e críticos e contribuiu com ganhos de desempenho no aprendizado. A IC proporcionou o desenvolvimento de competências para a vida acadêmica e profissional. A principal conclusão do estudo é a de que a realização de IC durante a graduação em Ciências Contábeis potencializa e contribui positivamente com formação dos estudantes, amplia seu envolvimento no curso, promove aprendizados consistentes e fomenta a construção de competências uteis tanto para a vida acadêmica quanto para o exercício profissional contábil.

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Publicado

2022-04-29 — Actualizado el 2023-11-30

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Cómo citar

Ferreira, M. M., Paterno da Silva, A., Henrique de Oliveira Silva, R., & de Oliveira Moraes, R. (2023). DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PELA INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC):: CAPACIDADES DE AGIR NA VIDA ESTUDANTIL E NA VIDA PROFISSIONAL EM CONTABILIDADE PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO CONTÁBIL. Revista Mineira De Contabilidade, 23(1), 70–82. https://doi.org/10.51320/rmc.v23i1.1317 (Original work published 29 de abril de 2022)

Número

Sección

Artigos científicos: