DESEMPENHO NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E MÉTODOS QUANTITATIVOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v22i1.1212

Palabras clave:

Desempenho acadêmico, Matemática, Estatística, Métodos Quantitativos

Resumen

O desempenho acadêmico é amplamente considerado um dos principais preditores do sucesso de uma universidade, principalmente quando se observa disciplinas que são de suma importância no processo de formação, como Matemática, Estatística e Métodos Quantitativos. Nessa linha, a presente pesquisa objetivou identificar a relação dos fatores relacionados às características individuais e atitudes no desempenho acadêmico nas disciplinas de Matemática, Estatística e Métodos Quantitativos, ministradas no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento, com a aplicação de questionários impressos, sendo obtidas 75 respostas válidas. A análise dos dados foi desenvolvida considerando a estimação de modelo de regressão logística, para qual foi utilizado o software Stata. Por meio do modelo de regressão estimado, constatou-se que os elementos referentes a idade e estado civil estão relacionados à maior probabilidade de reprovação, ou seja, menor desempenho, enquanto a jornada de trabalho, frequência, participação nas aulas e dedicação tempo para estudos extraclasse, indicam chance de obtenção de maior desempenho ou não reprovação. Esses achados contribuem com o fluxo de pesquisa que busca explicar os fatores determinantes do desempenho acadêmico, bem como para o contexto da prática no ambiente escolar na busca pela adoção de estratégias que alavanquem o desempenho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-04-09

Cómo citar

Mendes de Oliveira, R., & da Costa, R. A. (2021). DESEMPENHO NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E MÉTODOS QUANTITATIVOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Mineira De Contabilidade, 22(1), 82–95. https://doi.org/10.51320/rmc.v22i1.1212

Número

Sección

Artigos científicos: