Esta es un versión antigua publicada el 2019-12-20. Consulte la versión más reciente.

EFEITO DA MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ADOTADAS POR ELES: ESTUDAR OU COMPREENDER?

Autores/as

  • Franciele do Prado Daciê UEM
  • Marcielle Anzilago UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n3t07

Resumen

Os níveis motivacionais dos alunos é um assunto tratado com afinco no contexto educacional, tanto como elemento de reflexão na forma de ensinar, como no modo de aprender. A Teoria da Autodeterminação defende que o nível de motivação dos acadêmicos produz efeitos no emprego de estratégias de aprendizagem. Assim, esse estudo verificou o efeito da motivação sobre as estratégias de estudo adotadas pelos acadêmicos de Ciências Contábeis. Realizou-se uma survey com 106 acadêmicos de uma universidade pública do Paraná. Na análise dos dados empregou-se a técnica de análise fatorial e regressão múltipla. Os achados confirmam o efeito da motivação na forma de estudar. Observou-se que as motivações de ordem intrínseca se relacionaram positivamente a dedicação e a adoção de estratégias de estudo aprofundadas. Adicionalmente, confirmou-se também que o emprego de estratégias de estudos operacionais é estimulado por pressões/motivações externas. Os achados contribuem significativamente para a compreensão dos diversos estímulos que atuam sobre a forma de aprendizagem adotada pelos discentes ao longo de sua vida acadêmica. Além disso, estimula a compreensão social do comportamento dos discentes no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes ao oferecer conhecimento sobre a sua motivação.

Palavras-chave: Motivação. Estratégia de aprendizagem. Teoria da Autodeterminação. Acadêmicos de Ciências Contábeis.

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n3t07

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-12-20

Versiones

Cómo citar

Daciê, F. do P., & Anzilago, M. (2019). EFEITO DA MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ADOTADAS POR ELES: ESTUDAR OU COMPREENDER?. Revista Mineira De Contabilidade, 20(3), 90–104. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n3t07

Número

Sección

Artigos científicos: