ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS 19 ANOS DE PUBLICAÇÕES DA REVISTA MINEIRA DE CONTABILIDADE

Autores

  • Izael Oliveira Santos Universidade Federal de Uberlândia Universidade Estadual de Montes Claros
  • Marise Satana de Rezende Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20net06

Palavras-chave:

Produção Científica. Periódico único. Contabilidade.

Resumo

O presente estudo retrata o perfil das publicações da Revista Mineira de Contabilidade (RMC) no período de 2000 a 2018. Para esse fim, adotou-se a pesquisa bibliométrica para analisar os 369 artigos publicados nos 19 anos de existência do periódico. Considerando as características desses artigos, a análise foi segregada em dois períodos denominados de técnico-profissional (2000 a 2014) e técnico-científico (2015-2018). A produção do primeiro período é caracterizada: quanto às publicações - trimestrais, com predominância das linhas de Contabilidade Societária, Controladoria e Contabilidade Gerencial, e de temas relacionados à Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial; quanto à autoria - realizado por um único autor, autores filiados às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas e a órgãos de classe, que atuam profissionalmente como professores e contadores, que pertencem à região Sudeste do país, titulados ou em processo para obtenção do título de mestre e/ ou doutor, cuja formação é na área de contabilidade e controladoria. Já no segundo período, a produção é caracterizada: quanto às publicações - quadrimestrais, produções nas linhas de Contabilidade Societária e Estudos sobre ensino e Pesquisa em Contabilidade, com temas ligados à Contabilidade Financeira e à Educação Contábil; quanto à autoria - realizada em regime de parceria entre dois ou três autores, filiados majoritariamente às IES públicas que atuam profissionalmente como professores, que pertencem às regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil, cuja formação predominante é na área de contabilidade e controladoria nos níveis de mestrado e doutorado. Destaca-se que o estudo evidenciou a evolução científica do periódico, nos últimos anos, voltada a um direcionamento para maior qualidade científica e prospecção das pesquisas por ele veiculadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izael Oliveira Santos, Universidade Federal de Uberlândia Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorando e Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFU. Possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria / FGV, especialisação em Direito Constitucional Aplicado / Faculdade Damásio e em Administração Estratégica / FIP-Moc. É graduado em Ciências Contábeis / Unimontes e em Direito / FADISA. Atua na docência universitária com o ensino de Contabilidade e Direito. Tem experiência profissional em Contabilidade, Gestão Financeira, Auditoria, Advocacia Civil e Previdenciária. Foco de pesquisa: controladoria; DEA; ensino; análise econômico-financeira, evidenciação contábil; contabilidade e finanças públicas etc.

Marise Satana de Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Especialista em Serviços Públicos - Contabilista da Prefeitura Municipal de Uberaba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-07 — Atualizado em 2020-12-16

Versões

Como Citar

Santos, I. O., & Rezende, M. S. de. (2020). ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS 19 ANOS DE PUBLICAÇÕES DA REVISTA MINEIRA DE CONTABILIDADE. Revista Mineira De Contabilidade, 20(3), 73–91. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20net06 (Original work published 7º de novembro de 2019)

Edição

Seção

Artigos científicos: