POLÍTICA DE DIVIDENDOS E DESEMPENHO ECONÔMICOFINANCEIRO: UM ESTUDO NAS COMPANHIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Altieres Frances Silva Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-9841-672X
  • Rainer Silva de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Freitas Cardoso Universidade Federal de Uberlândia
  • Kárem Cristina de Sousa Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n3t06

Palavras-chave:

Política de dividendos. Desempenho. Minas Gerais. Correlação Canônica. Regionalidade.

Resumo

A relação entre a política de dividendos e o desempenho econômico-financeiro das organizações permite analisar aspectos relevantes quanto às características dos mercados. Considerando que o desenvolvimento nacional envolve a compreensão das diferenças regionais, este artigo teve como objetivo analisar essa relação, entre política de dividendos e desempenho econômico-financeiro, para as companhias listadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3) e sediadas no estado de Minas Gerais. Utilizou-se a base de dados Economatica para a obtenção do grupo de variáveis proxy da política de dividendos (dividendos pagos, dividendos pagos por ação e dividend yield), do desempenho econômico financeiro (ROA, ROE, lucro líquido, lucro por ação e liquidez) e de controle (ativo total). Aplicou-se a correlação canônica para a verificação das associações. Os resultados demonstraram que, de 2010 a 2017, a política de dividendos das companhias analisadas correlacionou-se de modo positivo com as variáveis proxy do desempenho econômico-financeiro, exceto com a liquidez. As associações mais fortes obtidas foram entre os dividendos pagos e as variáveis lucro líquido e ativo total, sugerindo-se, assim, que a distribuição de dividendos é fator de interesse nessas companhias, contrariando a Teoria da Irrelevância dos Dividendos. O modelo proposto apresentou margem de redundância total de 0,3124, indicando que as variáveis independentes utilizadas explicam 31,24% da variância média das variáveis utilizadas como proxy da política de dividendos. A presente pesquisa apresentou informações relevantes quanto às características das empresas de uma importante região econômica e forneceu subsídios para o desenvolvimento de futuras pesquisas que avancem nas análises desenvolvidas – sob uma ótica regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altieres Frances Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Administração (UFU); graduado em Ciências Contábeis (UFU) e em Tecnologia de Processos Gerenciais (UNINTER); especialista em Contabilidade Pública (UNINTER). Técnico Administrativo em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Rainer Silva de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Administração (UFU)

Guilherme Freitas Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração (UFU)

Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Administração (FEA-USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2019-12-20 — Atualizado em 2020-12-16

Versões

Como Citar

Silva, A. F., Oliveira, R. S. de, Cardoso, G. F., & Ribeiro, K. C. de S. (2020). POLÍTICA DE DIVIDENDOS E DESEMPENHO ECONÔMICOFINANCEIRO: UM ESTUDO NAS COMPANHIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Revista Mineira De Contabilidade, 20(3), 77–89. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n3t06 (Original work published 20º de dezembro de 2019)

Edição

Seção

Artigos científicos: