O impacto das marcas na contabilidade das empresas

Authors

  • Daniel Fonseca Costa

Abstract

Este artigo tem por objetivo comparar a contabilização das marcas pelo seu valor histórico e pelo seu valor reavaliado, uma vez que, em certos casos, o valor histórico não retrata a realidade da empresa, expressando uma importância bem aquém do seu valor real. A necessidade de se avaliar uma marca pelo seu valor de mercado é algo real, e de muita importância, pois se esta avaliação não for feita, as empresas,  em suas demonstrações financeiras, terão seu valor patrimonial distorcido da realidade. Portanto, para que essa avaliação e contabilização sejam feitas, alguns problemas são encontrados, principalmente os relacionados com alguns princípios fundamentais de contabilidade. Expomos, também, a importância da avaliação das marcas pelo seu valor de mercado, mostrando a influência e o impacto patrimonial desta operação, já que, em várias empresas, o seu maior patrimônio são suas marcas, que são difundidas e conhecidas mundialmente, fazendo uma comparação da contabilização pelo valor histórico e pelo valor reavaliado.

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Published

2016-08-11

How to Cite

Fonseca Costa, D. (2016). O impacto das marcas na contabilidade das empresas. Revista Mineira De Contabilidade, 3(11), 14–20. Retrieved from https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/489