Descontinuidade de empresas: um estudo sob a ótica dos contadores na cidade de São João del-Rei (MG)
Abstract
A Contabilidade, como ciência social, trata as empresas ou entidades como organismos vivos que irão desempenhar suas atividades por um período de tempo indeterminado. Este aspecto é destacado como o Princípio da Continuidade, premissa de que uma entidade irá operar por um período de tempo relativamente longo. Contudo, esta premissa só é abandonada quando um histórico de fatores aponta para uma descontinuidade. Este trabalho buscou a identificação e a análise dos fatores que, sob o ponto de vista dos contadores,
colaboraram para a descontinuidade das empresas sediadas na cidade de São João del-Rei, estado de Minas Gerais. Utilizando os dados do cadastro do Conselho Regional de Contabilidade, realizou-se pesquisa com contadores para identificar quais as principais causas que interferiram na continuidade operacional destes empreendimentos. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados de uma amostra probabilística de 35 contadores. Utilizaram-se recursos estatísticos descritivos para organizar e analisar
os dados. A análise demonstrou que os fatores macroeconômicos foram os determinantes para a descontinuidade das empresas, sendo que a variável ‘carga tributária elevada’ obteve maior média entre os respondentes, nota 8,03. Bem como, aliado a este fator principal, contribui para esse fenômeno o desconhecimento do mercado onde a empresa está inserida, entre outros.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional