Formação de preço com o coeficiente de mark-up para as empresas tributadas pelo lucro real e com variáveis incidentes sobre o lucro

Autores

  • Editinete André da Rocha Garcia
  • Marilene Feitosa Soares
  • Sylvio Romero de Almeida
  • Heber José de Moura

Resumo

A pesquisa teve como objetivo contribuir para a gestão financeira das empresas ao propor um modelo para a determinação do fator de marcação (F-mark-up) a ser aplicado sobre o custo, na fixação do preço de venda, contemplando variáveis que incidem sobre a receita e variáveis sobre o lucro. O modelo foi desenvolvido a partir de simulações exaustivas em três etapas, utilizando-se técnicas quantitativas com o auxílio do Software SPSS. A partir de testes de regressão identificou-se um modelo de regressão exponencial que, aplicado sobre os custos de aquisição de produtos, serviços ou mercadorias, determina o preço de venda ideal a ser utilizado
pelas organizações no processo de gestão de preços.

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Publicado

2015-09-18

Como Citar

Garcia, E. A. da R., Soares, M. F., Almeida, S. R. de, & Moura, H. J. de. (2015). Formação de preço com o coeficiente de mark-up para as empresas tributadas pelo lucro real e com variáveis incidentes sobre o lucro. Revista Mineira De Contabilidade, 2(54), 26–33. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/189

Edição

Seção

Artigos científicos: