GRUPO DE VERBALIZAÇÃO E GRUPO DE OBSERVAÇÃO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Geovane Camilo Santos Universidade Federal de Uberlândia e Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Camila Lima Bazani Universidade Federal de Uberlândia
  • Dryelle Laiana de Jesus Silva dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v22i1.1185

Palavras-chave:

Metodologias ativas de aprendizagem, Alunos de Ciências Contábeis, Educação em Contabilidade, GVGO

Resumo

As novas demandas das atividades profissionais acarretaram mudanças na educação, substituindo o uso das metodologias tradicionais pelas metodologias ativas e tornando o aluno responsável pelo seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, este estudo busca verificar a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Goiânia (GO) quanto às contribuições do Grupo de Verbalização e do Grupo de Observação (GVGO) para o aprendizado da NBC TG - Estrutura Conceitual. Trata-se este estudo de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados mediante questionário aplicado in loco a 129 alunos matriculados na disciplina de Contabilidade Avançada após a aplicação pelo docente do GVGO para aprendizado da referida norma. Os dados foram tratados em planilhas eletrônicas com o fim de verificar o perfil dos respondentes e realizar a análise descritiva quanto às contribuições do GVGO. Além disso, utilizou-se da análise de conteúdo para interpretação das respostas para a questão aberta, sendo criada uma Nuvem de Palavras a fim de reduzir a subjetividade dessa técnica. Para os alunos, essa metodologia facilita o conhecimento e incentiva a participação nas aulas. Eles destacaram a necessidade de um preparo extraclasse, o que, muitas vezes, não têm devido a fatores externos, como atividade profissional durante todo o dia. Acredita-se que o trabalho contribuirá teoricamente com a fomentação de estudos sobre o GVGO, pois são escassas as pesquisas que investigaram as contribuições dessa técnica. De forma prática, esta pesquisa auxiliará os docentes acerca das percepções dos alunos, o que poderá levá-los a adotarem essa metodologia em suas salas de aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

Santos, G. C., Bazani, C. L., & Santos, D. L. de J. S. dos. (2021). GRUPO DE VERBALIZAÇÃO E GRUPO DE OBSERVAÇÃO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Mineira De Contabilidade, 22(1), 96–108. https://doi.org/10.51320/rmc.v22i1.1185

Edição

Seção

Artigos científicos: