PERFIL E COMPETÊNCIAS DO CONTROLLER EM EMPRESAS NO RECIFE

Autores

  • Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim universidade federal rural de pernambuco
  • Anália Regina de Lima Oliveira UFRPE - MESTRADO EM CONTROLADORIA
  • Suely Maria Silva Manzi UFRPE
  • Melina França Cabral UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n3t05

Palavras-chave:

Controladoria, controllers, competências.

Resumo

O estudo da Controladoria, bem como o conhecimento do perfil e competências exigidas aos controllers no desempenho de suas atividades, tem interessado inúmeros pesquisadores na atualidade. O objetivo deste trabalho foi levantar as competências mais utilizadas pelos Controllers no exercício de suas atividades em empresas no Recife, Pernambuco. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória, por meio de uma survey em 30 empresas. Foi utilizada a classificação de Fleury e Fleury (2011) de competências individuais: Sociais, Técnico-profissionais e de Negócio. As Sociais estão relacionadas ao comportamento social do indivíduo e capacidade de interagir com as pessoas; As Técnicas relacionadas com o conhecimento técnico da área, como: financeiro, contábil, de custos, etc.; E as competências de Negócio estão relacionadas à atuação do indivíduo junto à estratégia empresarial, desenvolvimento e inovação organizacional. Os resultados da pesquisa mostraram que os controllers são maioria mulheres, jovens, graduadas em Administração, Ciências Contábeis e Direito, com experiência na área entre 10 e 20 anos. As Competências Sociais foram identificadas com maior intensidade de uso dentre todas as demais, com praticamente nenhuma delas não sendo usada. Entre as competências de Negócio, a maioria dos participantes afirmou que usa muito as competências: tem capacidade de tomar decisão com imparcialidade e pensa e age estrategicamente. E entre as Competências Técnicas, a maioria usa muito as competências: gerencia indicadores de desempenho, assessora a cúpula administrativa e fornece suporte informacional à gestão organizacional, demonstrando que os profissionais que atam nas atividades de Controladoria estão desenvolvendo atividades gerenciais e de apoio à alta administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim, universidade federal rural de pernambuco

Graduada mestre e doutora em Administração. Professora Associada da UFRPE e Professora Associada da UFPE, aposentada. Leciona disciplinas da área de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Liderança e Administração Geral, Competências e eempenho. Sua área de interesse é a gestão de pessoas em organizações, comportamento dos gestores e funcionários, questões de gênero na gestão e qualidade de vida no trabalho. Desenvolveu diversas pesquisas sobre o mercado de trabalho para o administrador, perfil profissional do administrador econtroller, formas de recrutamento e seleção dos docentes em Pernambuco, fatores estressantes aos graduandos, dentre outras. Participou ativamente da vida universitária da UFPE, tendo ocupado cargos desde Chefia do Departamento de Ciências Administrativas e Coordenação do Curso de Graduação e Pós em Administração, até Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida. Tem artigos publicados em periódicos, anais de congressos e alguns livros.

Anália Regina de Lima Oliveira, UFRPE - MESTRADO EM CONTROLADORIA

Graduada em Ciências Contábeis e mestranda em controladoria pela UFRPE

Suely Maria Silva Manzi, UFRPE

Mestre em Controladoria, servidora da UFRPE.

Melina França Cabral, UFRPE

Mestre em Controladoria pela UFRPE.

Downloads

Publicado

2018-12-21 — Atualizado em 2020-12-16

Versões

Como Citar

Gonçalves Ferreira Amorim, T. N., Lima Oliveira, A. R. de, Silva Manzi, S. M., & Cabral, M. F. (2020). PERFIL E COMPETÊNCIAS DO CONTROLLER EM EMPRESAS NO RECIFE. Revista Mineira De Contabilidade, 19(3), 52–63. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n3t05 (Original work published 21º de dezembro de 2018)

Edição

Seção

Artigos científicos: