CONTABILIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CIDADE DE MACEIÓ/AL

Autores

  • Gesualdo Menezes Cavalcante Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Sheila Mirian Barbosa Israel Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Márcio Mateus Ferreira de Aquino Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Alessandra Carla Ceolin Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) http://orcid.org/0000-0003-3892-8712

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o nível de conhecimento de discentes de cursos de graduação em ciências contábeis em relação a tópicos correlatos à contabilidade ambiental. A metodologia utilizada quanto ao objetivo proposto se caracteriza como descritiva e, quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um levantamento (survey). A amostra investigada, denominada como não probabilística intencional, foi determinada considerando as instituições de ensino superior (IES), presentes na cidade de Maceió (AL), que oferecem o curso de ciências contábeis e obtiveram aprovação no Exame Nacional de Desenvolvimento de Estudante (ENADE) no ano de 2014. O total de respondentes foi de 165 discentes de seis IES. A coleta de dados foi feita com a aplicação de questionário, sendo tratados por meio de estatística descritiva, na sua dimensão quantitativa. Os resultados evidenciaram que o nível de conhecimento dos discentes a respeito dos tópicos correlatos à contabilidade ambiental é baixo, sendo que apenas 13% dos discentes informaram já ter cursado alguma disciplina voltada à educação ambiental. Questionados sobre o conhecimento das Normas Brasileiras de Contabilidade relacionadas às informações de natureza social (NBC T15), 53,3% dos discentes informaram que possuem conhecimento fraco; quanto à estrutura, elaboração e divulgação do balanço social, 41,8% informaram que têm conhecimento intermediário; 58,2% consideraram importante o fato de empresas desenvolverem e divulgarem ações socioambientais; e 51,5% afirmaram destacaram que o desenvolvimento sustentável é tema muito importante a ser considerado na formação acadêmica.

 

Palavras-chave: Ciências Contábeis. Contabilidade Ambiental. Gestão Ambiental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gesualdo Menezes Cavalcante, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Gesualdo Menezes Cavalcante

Mestrando em Controladoria Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Programa de Pós-Graduação em Controladoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPGC/UFRPE). Pós-graduação em Auditoria e Controladoria Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA). Contabilidade Pública Centro Universitário CESMAC (FEJAL). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Sheila Mirian Barbosa Israel, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestranda em Controladoria Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Programa de Pós-Graduação em Controladoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPGC/UFRPE). Especialização em Gestão Financeira Faculdade de Ciências e Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Graduação em Administração Faculdade de Ciências e Administração de Pernambuco (FCAP/UPE).

Márcio Mateus Ferreira de Aquino, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestrando em Controladoria Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Programa de Pós-Graduação em Controladoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPGC/UFRPE). Especialização em Gestão Pública Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Especialização em Perícia Contábil Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduação em Ciências Contábeis Faculdade de Ciências Humanas Esuda (ESUDA).

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora vinculada ao Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui doutorado e Pós-doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Comércio Exterior e Administração pela Universidade Católica de Brasília (UCB). 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-11-30

Como Citar

Cavalcante, G. M., Israel, S. M. B., Aquino, M. M. F. de, & Ceolin, A. C. (2017). CONTABILIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CIDADE DE MACEIÓ/AL. Revista Mineira De Contabilidade, 18(3), 40–51. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/704

Edição

Seção

Artigos científicos: