Análise da relação entre estrutura de capital, crescimento, lucratividade e valor de mercado das companhias brasileiras de capital aberto
Resumo
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre estrutura de capital, crescimento, lucratividade e valor da empresa das companhias brasileiras de capital aberto. Para tanto, a pesquisa contou com uma amostra de 547 empresas, com informações obtidas nos demonstrativos financeiros anuais de 2006 até 2015, extraídas do banco de dados da Economatica®. Os resultados confirmaram que existe uma relação positiva e significante entre estrutura de capital e lucratividade, e, estrutura de capital e valor da empresa, seja a estrutura de capital de forma contemporânea ou defasada. O crescimento defasado dos ativos (defasado) impacta na lucratividade das companhias e o crescimento dos ativos impacta de forma direta no valor de mercado das empresas, de forma contemporânea. Por outro lado, não se pode inferir a relação entre o crescimento dos ativos e o valor de mercado das empresas do período seguinte. Por fim, a lucratividade impacta positivamente no valor das companhias brasileiras de forma contemporânea.
Palavras-chave: Crescimento da Empresa. Estrutura de Capital. Lucratividade. Valor da Empresa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International