Competências profissionais estabelecidas pelas diretrizes curriculares dos cursos de ciências contábeis: estudo de caso de alunos do Unileste-MG

Autores

  • Carlos Alberto Serra Negra
  • Elizabete Marinho Serra Negra
  • Weberton Garcia

Resumo

O objetivo da pesquisa é verificar, na prática, se os

alunos formandos nas turmas do segundo semestre de 2005 e no primeiro de 2006 do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais possuem as competências requeridas pelas diretrizes curriculares. As competências básicas a cada profissional têm feito a diferença no mercado de trabalho, e com o profissional contábil não é diferente. Neste trabalho, um profissional da área de Psicologia foi solicitado para analisar e definir as competências básicas necessárias ao contabilista, utilizando como referência as diretrizes curriculares definidas pelo Conselho Nacional de Educação, que identificou nove competências. São elas: organização, planejamento, tomada de decisão, habilidade numérica, capacidade de síntese e análise, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, liderança e capacidade de concentração. Diante dessas competências, o psicólogo escolheu três testes psicotécnicos para definir se os alunos do Unileste-MG as possuem.

 

 

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Publicado

2016-08-22

Como Citar

Alberto Serra Negra, C., Marinho Serra Negra, E., & Garcia, W. (2016). Competências profissionais estabelecidas pelas diretrizes curriculares dos cursos de ciências contábeis: estudo de caso de alunos do Unileste-MG. Revista Mineira De Contabilidade, 2(30), 31–39. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/592

Edição

Seção

Artigos científicos: