A utilização do custeio variável para a gestão de resultados: um estudo baseado em empresas que aderiram aos sites de compras coletivas
Resumo
No ano de 2008 uma nova tendência de e-commerce, os sites de compras coletivas (SCCs), surgiu nos Estados Unidos e se espalhou por vários países. No Brasil a empresa pioneira foi o Peixe Urbano. Esses sites chegaram a anunciar produtos e serviços com descontos de até quase 90%. O presente estudo visou analisar as ofertas anunciadas por três empresas, bem como verificar
a margem de contribuição destas e ainda compreender a importância dos anúncios nos SCCs para a tomada de decisões, utilizando-se o método do custeio variável. A pesquisa caracteriza--se como descritiva. O procedimento adotado foi o de multicasos com a participação de três empresas uberlandenses do ramo de beleza: Mãos de Anjo Terapias Complementares, Clínica
Saúde e Estética e Essence Salão de Beleza. Por meio dos resultados encontrados, constatou-se que a aplicação do método do custeio variável e a análise das margens de contribuições das promoções anunciadas em SCCs, nas empresas pesquisadas que utilizam a capacidade ociosa, são úteis e eficazes no processo decisório dos gestores. As empresas Mãos de Anjo Terapias
Complementares e Clínica Saúde e Estética apresentaram margem de contribuição positiva; já o Salão Essence demonstrou margem de contribuição negativa e afirmou que utiliza esse serviço em virtude do marketing que ele propicia.
Palavras-chaves: Margem de contribuição. Custeio variável. Sites de compras coletivas.
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