NÍVEL DE ATENDIMENTO À LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO EM PORTAIS ELETRÔNICOS DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE DA REGIÃO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v24i2.1456Palavras-chave:
Divulgação, LAI, Orçamento, TCUResumo
Este estudo teve como objetivo analisar os níveis de transparência dos conselhos regionais de contabilidade da região Norte do Brasil, adotando como referência um questionário com 13 itens em conformidade com as exigências do Acórdão 96/2016 do Tribunal de Contas da União (TCU), que notificou os conselhos profissionais a se adequarem aos requisitos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Esta pesquisa é classificada como quantitativa e descritiva, pois, neste caso, foram coletadas e analisadas as informações dos portais eletrônicos dos conselhos para quantificar os respectivos níveis de atendimento à transparência, assim como as suas correlações. A partir disso, os resultados encontrados indicaram um nível geral de transparência de 86%; dos 13 itens avaliados, apenas 1 estado atendeu 100% dos itens e 3 estados ficaram abaixo do índice geral. As correlações encontradas, no geral, evidenciaram o fato de que os conselhos regionais que são mais robustos, especialmente por meio as variáveis (funcionários, profissionais registrados e orçamento), que apresentaram uma relação positiva com índice de transparência.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-30 (2)
- 2023-08-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anderson Barreiros Oestereich, Francisco Carlos da Costa Filho, Luis Eduardo Brandão Paiva, Tissiany Melo Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional