PRÁTICAS DA GOVERNANÇA ESPORTIVA
ANÁLISE DAS CONFEDERAÇÕES OLÍMPICAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v24i2.1439Palavras-chave:
Governança, Confederações Olímpicas, Estrutura OrganizacionalResumo
O objetivo desta pesquisa foi construir um indicador para analisar o nível de divulgação das práticas de governança nas confederações olímpicas brasileiras, por meio de informações divulgadas em websites das 34 confederações olímpicas brasileiras e do Comitê Olímpico Brasileiro. Adicionalmente, analisa-se as opiniões expressas nos relatórios de auditoria. Utilizou-se um indicador que avalia a divulgação de práticas de governança corporativa em cinco dimensões: Relatórios Contábeis-Financeiros; Conselhos, Estrutura e Funcionamento; Retorno Social; Outras Diretrizes de Governança; Certificação. Como resultados, as confederações olímpicas divulgaram, em média, 62% das informações incluídas no indicador proposto. Entretanto, como aspecto negativo, aponta-se o baixo nível, comparado com as demais dimensões de práticas de governança, da divulgação de elementos relacionados com o impacto social das confederações. A efetiva prática de ações socioambientais e consequente divulgação é elemento fundamental para que estas organizações apresentem impacto na sociedade. Espera-se contribuir com a literatura acadêmica que analisa a governança de entidades esportivas, em especial confederações, a partir da identificação da divulgação das práticas de governança corporativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-30 (2)
- 2023-08-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Izabela Maria De Azevedo, Fábio Minatto, José Alonso Borba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional