DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS NA EDUCAÇÃO CONTÁBIL

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ADEQUAÇÃO DAS EMENTAS CURRICULARES DAS DISCIPLINAS DE TECNOLOGIA EM CONTABILIDADE ÀS DEMANDAS DE MERCADO NO BRASIL, ESTADOS UNIDOS E PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v24i2.1429

Palavras-chave:

Competências profissionais, Ciências Contábeis, Tecnologia, Mercado de trabalho, Empregabilidade

Resumo

O presente estudo objetiva investigar a adequação das ementas curriculares das disciplinas de tecnologia em contabilidade às demandas do mercado no Brasil, Estados Unidos e Portugal. Foram analisados os conteúdos das ementas das disciplinas de tecnologia de 6 cursos de graduação em contabilidade de 6 Instituições de Ensino Superior (IES), sendo 2 IES de cada país. Ademais, foram realizadas 3 entrevistas semiestruturadas individuais com profissionais contábeis que atuam nos países pesquisados, sendo um profissional em cada país. A originalidade do estudo reside no fato de investigar as novas tecnologias contábeis demandadas por profissionais do mercado como também sua adequação pelas ementas curriculares de IES do Brasil, Estados Unidos e Portugal. Quanto aos resultados obtidos, dentre os cursos analisados, foi identificado que os cursos de contabilidade das duas IES portuguesas foram os que apresentaram a menor quantidade de disciplinas e conteúdos relacionados à tecnologia na contabilidade. Os entrevistados destacaram que as disciplinas de tecnologia precisam ser inseridas ao longo do curso de contabilidade, para que os discentes possam ter contato com tecnologias utilizadas pelas empresas, visando atender a demanda do mercado de trabalho contemporâneo que necessita de profissionais da contabilidade que possuam habilidades técnicas e tecnológicas. O artigo contribui e inova ao investigar as ementas curriculares de disciplinas de tecnologia aplicadas à contabilidade em instituições de ensino brasileiras, norte-americanas e portuguesas e compará-las com as percepções dos profissionais da área contábil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juh Círico, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Rafael Scuizato Telles, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEAUSP-RP)

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEAUSP-RP). 

Ana Carolina da Costa Criscuolo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEAUSP-RP)

Mestra em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEAUSP-RP). 

Referências

AACSB. (2018) 2018 Eligibility Procedures and Accreditation Standards for Accounting Accreditation. Recuperado em 24 agosto, 2021, de https://www.aacsb.edu/-/media/aacsb/docs/accreditation/accounting/standards-and-tables/2018-accounting-standards.ashx?la=en&hash=8DCDA6CE3B0CEF6AB82D39CBF53995DA96111196

Andrade, C. S. (2022). O ensino de contabilidade introdutória nas universidades públicas do Brasil. Dissertação de mestrado para obtenção do título de Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo. Recuperado em 26 janeiro, 2023, de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-11112004-140947/publico/Cacilda_Andrade.pdf.

Al-Htaybat, K., vonAlberti-Alhtaybat & Alhatabat, Z. (2018). Educating digital natives for the future: Accounting educators’ evaluation of the accounting curriculum. Accounting Education, 27(4), 333–357.

Andiola, L. M., Masters, E., & Norman, C. (2020). Integrating technology and data analytic skills into the accounting curriculum: Accounting department leaders’ experiences and insights. Journal of Accounting Education, 50.

Brasil. (2004c). Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Recuperado em 10 agosto, 2021, de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf

David, J. S.; Maccracken, H. & Reckers, P. M. J. (2003) Integrating Technology and Business Process Analysis into Introductory Accounting Courses. Issues in Accounting Education, 18(4), 417-425.

Deloitte (2021). The Trueblood Case Studies. Recuperado em 13 agosto, 2021, de https://www2.deloitte.com/us/en/pages/about-deloitte/articles/trueblood-case-studies-deloitte-foundation.html

Dzuranin, A. C., Jones, J. R., & Olvera, R. M. (2018). Infusing data analytics into the accounting curriculum: A framework and insights from faculty. Journal of Accounting Education, 43, 24–39.

Ernst & Young (2021). EY Academic Resource Center. Recuperado em 13 agosto, 2021, de https://www.ey.com/en_us/who-we-are/ey-foundation-and-university-relations/academic-resource-center

European Commission (2017). An agenda for modernization higher education. Recuperado em 15 agosto, 2021, de https://ec.europa.eu/info/law/better-regulation/have-your-say/initiatives/1312-An-agenda-for-the-modernisation-of-higher-education_pt.

International Accounting Education Standards Board. (2014). International Education Standard (IES) 3. Initial Professional Development – Professional Skills (Revised). Recuperado em 10 agosto, 2021, de http://www.ifac.org/system/files/publications/files/IAESB-IES-3-%28Revised%29_0.pdf

Kotb, A.; Abdel-Kader, M.; Allam, A.; Halabi, H. & Franklin, E. (2019) Information technology in the British and Irish undergraduate accounting degrees. Accounting Education, (28)5, 445-464.

Kotb, A., & Roberts, C. (2011). E-business in accounting education: A review of undergraduate accounting degrees in the UK and Ireland. Accounting Education: An International Journal, 20(1), 63–78.

Martins, G. A. & Theóphilo, C. R. (2016). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. Atlas.

Meiryani M. & Susanto, A. (2018). The Influence of Information Technology on the Quality of Accounting Information System. Proceedings of the 2018 2nd High Performance Computing and Cluster Technologies Conference, 109–115. Recuperado em 26 janeiro, 2023, de phttps://doi.org/10.1145/3234664.3234671.

Mills, A. J.; Durepos, G. & Wiebe, E. (2010). Encyclopedia of case study research. London: Sage.

Odgers, J. F. & Nimmervoll, N. (1988). Accounting for technological innovation: an overview. Technovation, 7(2), 117-129. https://doi.org/10.1016/0166-4972(88)90042-9

Oliveira Neto, J. D. de, Marino Junior, J., & Morais, L. T. (2001). Os cursos de ciências contábeis no Brasil e o conteúdo das disciplinas de sistemas de informação: a visão acadêmica versus a necessidade prática. Revista Contabilidade & Finanças, 12(27), 59-65. https://doi.org/10.1590/S1519-70772001000300004

PwC (2015). Data driven: What students need to succeed in a rapidly changing business world. Recuperado em 13 agosto, 2021, de https://www.pwc.com/us/en/faculty-resource/assets/pwc-data-driven-paper-feb2015.pdf

Richardson, V. J., & Shan, Y. (2019). Data analytics in the accounting curriculum. Advances in Accounting Education: Teaching and Curriculum Innovations, 23, 67–79.

Times Higher Education. (2021). World University Rankings 2021. Recuperado em 15 julho, 2021, de https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2021/world-ranking#!/page/0/length/25/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/stats.

Waterhouse, J. H. & Tiessen, P. (1978). A contingency framework for management accounting systems research. Accounting, Organizations and Society, 3(1), 65-76 https://doi.org/10.1016/0361-3682(78)90007-7

Watty, K.; McKay, J.; Ngo, L. (2016). Innovators or inhibitors? Accounting faculty resistance to new educational technologies in higher education. Journal of Accounting Education. 36(1), 1-15.

Zhou, A (2017). EY, Deloitte And PwC Embrace Artificial Intelligence For Tax And Accounting. Recuperado em 13 agosto, 2021, de https://www.forbes.com/sites/adelynzhou/2017/11/14/ey-deloitte-and-pwc-embrace-artificial-intelligence-for-tax-and-accounting/?sh=254ae3ba3498

Downloads

Publicado

2023-08-31 — Atualizado em 2023-11-30

Versões

Como Citar

Círico, J. ., Scuizato Telles, R. ., & Carolina da Costa Criscuolo, A. (2023). DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS NA EDUCAÇÃO CONTÁBIL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ADEQUAÇÃO DAS EMENTAS CURRICULARES DAS DISCIPLINAS DE TECNOLOGIA EM CONTABILIDADE ÀS DEMANDAS DE MERCADO NO BRASIL, ESTADOS UNIDOS E PORTUGAL. Revista Mineira De Contabilidade, 24(2), 36–47. https://doi.org/10.51320/rmc.v24i2.1429 (Original work published 31º de agosto de 2023)

Edição

Seção

Artigos científicos: