Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-08-30. Leia a versão mais recente.

ENSINO REMOTO NA CONTABILIDADE:

DIFICULDADES E ADAPTAÇÕES DOS PROFESSORES E ESTUDANTES NA PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1363

Palavras-chave:

Ensino remoto, Ciências contábeis, Representações Sociais, TALP, Percepções sobre o ensino

Resumo

O ensino remoto transformou as atividades pedagógicas pela utilização massiva dos recursos tecnológicos no ensino durante a pandemia. A pandemia do coronavírus trouxe desafios para os professores e estudantes do ensino superior: estabelecer uma conexão entre a rotina do isolamento social e a continuidade da aprendizagem com o ensino remoto. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos professores e estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Maranhão, identificando as dificuldades e adaptações enfrentadas no ensino remoto durante a pandemia. Aplicou-se um questionário combinando métodos de coleta projetiva, utilizando estímulo indutor e perguntas abertas. Fora coletadas respostas de 19 professores e 69 estudantes de dois campi da universidade entre maio e julho de 2020. A análise cruzada dos dados permitiu associações e inferências relacionais entre as evocações dos participantes. Fez-se uso da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2004) utilizando a Técnica de Análise Livre de Palavras (Vergès, 1992). Dentre as análises aplicadas realizou-se a lematização das matrizes de conteúdo; Análise de Similitude utilizando grafos e Análise Prototípica. Os resultados da análise da frequência de palavras (f) e da Ordem Média de Evocação (OME) evidenciaram similaridades entre a percepção dos professores e estudantes nos núcleos centrais das representações sociais. Os professores evocaram predominantemente os termos: “desafios” (f=8) e “flexibilidade” (f=7), enquanto os estudantes evocaram “internet” (f=23), “disciplina” (f=17) e “usar tecnologia” (f=11). Os resultados representam preocupações de ambos os atores quanto à forma e a estrutura de acesso para as aulas remotas, refletindo problemas de infraestrutura tecnológica e necessidade de qualificação imediata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Augusto Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Ph.D. em Engenharia Elétrica e de Computadores pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Mestre em Engenharia Elétrica com área de concentração em Inteligência Artificial pela Universidade Federal do Maranhão. Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Maranhão. Professor Adjunto no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão.

Walter Saraiva Lopes, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Engenharia Biomédica (Economia da Saúde) pela Universidade de Mogi das Cruzes. Mestre em Engenharia de Produção (Empreendedorismo de Base Tecnológica) pela Universidade Nove de Julho. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté. Professor Adjunto no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão.

Pablo Francisco Sousa Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão.

Maria Daniela Alves Bezerra, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão.

Bárbara Alencar da Silva Mota, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda no Curso de Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2022-08-30

Versões

Como Citar

Pereira, C. A. ., Lopes, W. S., Carvalho, P. F. S., Bezerra, M. D. A. ., & Mota, B. A. da S. . (2022). ENSINO REMOTO NA CONTABILIDADE:: DIFICULDADES E ADAPTAÇÕES DOS PROFESSORES E ESTUDANTES NA PANDEMIA. Revista Mineira De Contabilidade, 23(2), 56–70. https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1363

Edição

Seção

Artigos científicos: