Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-08-30. Leia a versão mais recente.

GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO DAS NARRATIVAS CONTÁBEIS DA VALE S.A. EM DETRIMENTO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1344

Palavras-chave:

Brumadinho, Narrativas Contábeis, Gerenciamento de Impressões

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar como estão representadas as estratégias de gerenciamento de impressão de dissimulação, pela manipulação da facilidade de leitura e manipulação temática, nas narrativas contábeis na comunicação corporativa, quando do rompimento da barragem de Brumadinho (25 de janeiro de 2019), pertencente à empresa Vale S.A. A metodologia aplicada foi a análise de conteúdo de narrativas contábeis em comunicados divulgados à imprensa e relatórios anuais disponibilizados no website da empresa, publicados entre 2018 e 2019. Os resultados da pesquisa apontam que o índice de legibilidade – medido pelo Índice de Leitura de Flesch (FLF) – em todos os relatórios da empresa no período estudado é de fácil leitura. Ficou comprovada, de igual modo, a utilidade das narrativas para repassar informações econômicas baseadas na maximização da utilidade, bem como explicações comportamentais baseadas no emprego de frases emotivas e na inserção da narrativa na prática social. Os resultados são consistentes com a literatura sobre uso da facilidade de leitura e ênfase nas boas notícias, como forma de ocultar informações negativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Theiss, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2010), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2012) e doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Ciências Contábeis e professora do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Controle de Gestão (PPGCG). Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando como professora de Contabilidade Tributária, Contabilidade e Análise de Balanço e na Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC/Artigo.

Downloads

Publicado

2022-08-30

Versões

Como Citar

Rosso Cadorin, J., & Theiss, V. (2022). GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO DAS NARRATIVAS CONTÁBEIS DA VALE S.A. EM DETRIMENTO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO. Revista Mineira De Contabilidade, 23(2), 32–42. https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1344

Edição

Seção

Artigos científicos: