Distribuição tributária e execução orçamentária dos municípios da região sul a partir de indicadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v21i3.1138

Palavras-chave:

Indicadores Econômicos. Indicadores Demográficos. Saúde. Educação. Emprego e Renda.

Resumo

O estudo possui como objetivo central verificar se existe relação entre a Distribuição Tributária e a Execução Orçamentária nas áreas da Saúde, Educação e Emprego e Renda, bem como se essa relação é alterada quando se avaliam os municípios por categorias de indicadores. Utilizou-se a coleta de dados secundários de 592 municípios dos três estados da região sul, selecionados probabilisticamente. Um conjunto de hipóteses testadas por meio da correlação de Pearson, considerando a configuração regional e estadual, indicou relação significativa entre a Distribuição Tributária e a Execução Orçamentária das três áreas pesquisadas. Ainda, verificou-se que, nos municípios com maior PIB Per Capita há também uma Distribuição Tributária e Execução Orçamentária mais elevada, podendo haver benefícios advindos do atual modelo distributivo. A falha no modelo distributivo também fica evidente quando se observa que o aumento da Contribuição Tributária Per Capita e da População incorre na redução média dos valores per capita da Distribuição Tributária e da Execução Orçamentária. A partir dos resultados encontrados, lança-se uma reflexão sobre a necessidade de revisão do atual modelo distributivo, pois está havendo uma tendência de os municípios que mais contribuem para a arrecadação dos estados e união receberem menores valores per capita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ari Söthe, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo-RS

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente é Professor da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS (campus de Cerro Largo - RS).

Monize Sâmara Visentini, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo-RS

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Permanente do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas,  Universidade Federal da Fronteira Sul, RS – Brasil.

Laura Luiza Mallmann Franke, Universidade Federal da Fronteira Sul, RS – Brasil

Mestranda do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas,  Universidade Federal da Fronteira Sul, RS – Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Söthe, A., Visentini, M. S., & Franke, L. L. M. (2020). Distribuição tributária e execução orçamentária dos municípios da região sul a partir de indicadores. Revista Mineira De Contabilidade, 21(3), 20–36. https://doi.org/10.51320/rmc.v21i3.1138

Edição

Seção

Artigos científicos: