CONTROLES INTERNOS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Suzete Antonieta Lizote Universidade do Vale do Itajai
  • Sayonara de Fátima Teston Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Douglas Schwolk Fontain Ayres de Aguiar Universidade do Vale do Itajai - Univali
  • Gabriel Gaiato Gaiato Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Sueli Maria Kolassa Universidade do Vale do Itajai - Univali

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v22i2.1133

Palavras-chave:

Controles internos, Contas a pagar, Contas a receber, Desempenho

Resumo

O controle interno é uma ferramenta essencial para uma gestão empresarial eficiente, pois ele se apresenta como peça fundamental para que os indivíduos da organização se mantenham alinhados e para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Este estudo tem como objetivo verificar se os controles internos de contas a receber e contas a pagar das empresas que fabricam roupas íntimas e moda praia, localizadas em Ilhota/SC, se relacionam com o desempenho organizacional. Na metodologia, a pesquisa descritiva de levantamento fez uso de uma abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta dos dados utilizou-se um questionário com perguntas fechadas aplicado aos responsáveis pelo setor financeiro das respectivas empresas, resultado em uma amostra de 68 respondentes. A análise estatística incluiu a descrição das características da amostra, através da frequência com que ocorrem as informações solicitadas, e o uso da análise de correlação. Usando análise de correspondência foram gerados os escores fatoriais e com eles avaliaram-se as associações entre os constructos. Os resultados indicam que o uso dos controles de contas a receber e contas a pagar tem uma relação positiva e significativa com o desempenho, mas apresentam diferenças em função dos fatores a partir do qual os escores foram gerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzete Antonieta Lizote, Universidade do Vale do Itajai

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil. Docente do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil.

Sayonara de Fátima Teston, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil. Docente do Mestrado Profissional em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Douglas Schwolk Fontain Ayres de Aguiar, Universidade do Vale do Itajai - Univali

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Vale do Itajaí - Itajai - SC - Brasil

Gabriel Gaiato Gaiato, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Vale do Itajaí - Itajai -SC - Brasil

Sueli Maria Kolassa, Universidade do Vale do Itajai - Univali

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Vale do Itajaí. Professora no Curso de Graduação em Contabilidade na Universidade IDEAU - Getulio Vargas - RS - Brasil

Downloads

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Lizote, S. A., Teston, S. de F., Fontain Ayres de Aguiar, D. S., Gaiato, G. G., & Kolassa, S. M. (2021). CONTROLES INTERNOS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL. Revista Mineira De Contabilidade, 22(2), 80–90. https://doi.org/10.51320/rmc.v22i2.1133

Edição

Seção

Artigos científicos: