Análise do impacto do fluxo de caixa livre sobre o retorno acionário das companhias de capital aberto no mercado acionário brasileiro

Autores

  • Rafael Antonio Moutinho Universidade de São Paulo
  • Vinícius Medeiros Magnani Universidade de São Paulo
  • Marcelo Augusto Ambrozini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n2t05

Palavras-chave:

Análise Fundamentalista, Fluxo de Caixa Livre/Preço, Retorno Acionário, Mercado de Capitais.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar se o indicador fluxo de caixa livre/preço (FCF/P) é capaz de prever o retorno acionário das companhias de capital aberto do mercado brasileiro. Como esse indicador é amplamente utilizado em modelos de fluxo de caixa descontado (FCD), buscou-se testar seu poder preditivo tanto no período corrente, como também com períodos defasados, juntamente com outras variáveis fundamentalistas. Foram analisados dados trimestrais de 2008 a 2016 de 245 ações ordinárias e 157 ações de outras classes em regressão linear múltipla através de quatro estimações: POLS, efeito fixo robusto, efeito aleatório robusto e painel dinâmico. Os principais resultados obtidos foram: a significância estatística do fluxo de caixa livre/preço (FCF/P) para prever o retorno acionário com um e três trimestres de defasagem pelo método em painel dinâmico. Encontrou-se, pelas outras estimações, bom poder preditivo do retorno acionário para as variáveis: fluxo de caixa livre/preço (FCF/P), liquidez corrente (LIQ), endividamento (END), margem bruta (MB), lucro-preço (L/P), dividend yield (DY), vendas preço (V/P) e book-to-market (BM). As limitações da pesquisa foram: a pequena quantidade de amostra, pois há poucas companhias de capital aberto no Brasil, e as mudanças das políticas contábeis no período. A partir dos resultados encontrados, investidores e analistas podem fazer projeções dos retornos das empresas, além de utilizar o modelo para construção de portfólios. O presente trabalho contribui com a literatura empírica da contabilidade no mercado de capitais por introduzir o índice fluxo de caixa livre/preço (FCF/P) e revelar seu poder preditivo sobre o retorno acionário (RET).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-13 — Atualizado em 2020-12-16

Versões

Como Citar

Moutinho, R. A., Magnani, V. M., & Ambrozini, M. A. (2020). Análise do impacto do fluxo de caixa livre sobre o retorno acionário das companhias de capital aberto no mercado acionário brasileiro. Revista Mineira De Contabilidade, 20(2), 55–69. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n2t05 (Original work published 13º de agosto de 2019)

Edição

Seção

Artigos científicos: