UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE CONTEÚDO CONTÁBIL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC E DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE): UMA EXPECTATIVA DO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Victor Marques de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Carolina Dederichs Nielson Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Andrea Paula Osorio Duque Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Francisco José dos Santos Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20net02

Palavras-chave:

Enade; Exame de Suficiência; CFC; Mercado de trabalho.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar divergências e convergências do conteúdo específico de Ciências Contábeis do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), para concluintes e bacharéis do curso de Ciências Contábeis, em relação aos conhecimentos esperados de um profissional da área pelo mercado de trabalho. Foi realizada uma análise documental, de abordagem qualitativa, dos temas abordados nas questões de conteúdo específico de Ciências Contábeis das edições dos dois exames, nos anos de 2012 e 2015. Os resultados demonstraram que o destaque das duas avaliações é a disciplina Contabilidade Geral/Societária, estando em linha com as competências esperadas pelo mercado de trabalho em relação aos profissionais da contabilidade. No entanto, algumas competências demandadas pelo mercado não convergiram com o conteúdo das provas, como a visão ampla das áreas de conhecimento, a identificação, a avaliação e o gerenciamento de riscos e a Governança Corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Marques de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrando em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Mestrado Acadêmico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Contato: Rua São Francisco Xavier, nº 524, Pavilhão João Lyra Filho, 9º Andar, Bloco E - Maracanã, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20550-013. E-mail: [email protected].

Carolina Dederichs Nielson, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Mestrado Acadêmico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Junior (Mackenzie Rio). Contato: Rua São Francisco Xavier, nº 524, Pavilhão João Lyra Filho, 9º Andar, Bloco E - Maracanã, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20550-013. E-mail: [email protected].

Andrea Paula Osorio Duque, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Administração pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Mestrado Acadêmico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Contato: Rua São Francisco Xavier, nº 524, Pavilhão João Lyra Filho, 9º Andar, Bloco E - Maracanã, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20550-013. E-mail: [email protected].

Francisco José dos Santos Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Mestrado Acadêmico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Contato: Rua São Francisco Xavier, nº 524, Pavilhão João Lyra Filho, 9º Andar, Bloco E - Maracanã, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20550-013. E-mail: [email protected].

Downloads

Publicado

2019-11-07 — Atualizado em 2020-12-16

Versões

Como Citar

Oliveira, V. M. de, Nielson, C. D., Duque, A. P. O., & Alves, F. J. dos S. (2020). UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE CONTEÚDO CONTÁBIL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC E DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE): UMA EXPECTATIVA DO MERCADO DE TRABALHO. Revista Mineira De Contabilidade, 20(3), 20–33. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20net02 (Original work published 7º de novembro de 2019)

Edição

Seção

Artigos científicos: