A INFLUÊNCIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL NO DESEMPENHO FINANCEIRO DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA EM MINAS GERAIS, BRASIL.

Autores

  • Lucas Lúcio da Silva Centro Univesitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Lara Lúcia da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • José Altamir de Queiroz Braga Centro Universitário de Patos de Minas -MG

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar a influencia da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nas receitas e despesas dos municípios da mesorregião do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Minas Gerais, tendo como base as despesas e receitas correntes e de capital, nos períodos de 1997 a 2000 e 2001 a 2004. Buscou também analisar as mudanças financeiras causadas pela implantação da lei, as similaridades e as diferenças antes e apos a sua promulgação. Em termos metodológicos pesquisa se caracterizou como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. Os dados foram submetidos ao teste de medias emparelhadas, em que se utilizou amostra de 38 municípios obtida a partir da base de dados do sistema Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios (Finbra). Assim, conseguiu-se perceber que, apesar do esforço dos gestores, muitos municípios ainda apresentam dificuldades em controlar suas finanças, a fim de atender as diretrizes da LRF. Os resultados apontaram que os municípios analisados não conseguiram equilibrar suas contas de modo a fazer com que as despesas sejam inferiores as receitas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Lúcio da Silva, Centro Univesitário de Patos de Minas - UNIPAM

Graduando em Ciências Contábeis

Lara Lúcia da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Secretariado Executivo Trilingue (2012)e Mestre em Administração (2014) pela Universidade Federal de Viçosa -MG

José Altamir de Queiroz Braga, Centro Universitário de Patos de Minas -MG

Graduado em Ciencias Contabeis pelo Centro Universitário UNA (1988) e especialização em Contabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998) .

Downloads

Publicado

2015-08-04

Como Citar

da Silva, L. L., da Silva, L. L., & Braga, J. A. de Q. (2015). A INFLUÊNCIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL NO DESEMPENHO FINANCEIRO DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA EM MINAS GERAIS, BRASIL. Revista Mineira De Contabilidade, 16(2), 26–40. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/76

Edição

Seção

Artigos científicos: