EXPECTATIVAS DOS INGRESSANTES E GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CONCLUINTES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Elize Regina Alflen Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Ana Paula de Mello Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Zilton Bartolomeu Martins Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as expectativas dos ingressantes e o grau de satisfação dos concluintes de um curso de graduação em Ciências Contábeis. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi quantitativa, descritiva e de levantamento. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados dois questionários (um para as expectativas e outro para o nível de satisfação) baseados na pesquisa de Margotto (2014), sendo que os mesmos foram validados por três docentes da área pesquisada. A população foi de 106 acadêmicos matriculados no curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina (49 acadêmicos ingressantes e 57 concluintes) e obteve-se uma amostra de 81 respondentes (40 acadêmicos ingressantes e 41 concluintes), o que representa 76,42% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio do software Microsoft Excel® e a técnica de análise de dados utilizada foi a estatística descritiva. Como principais resultados, os ingressantes demonstraram que possuem expectativas “altas” na maioria dos aspectos que foram abordados, sendo que em dois deles, mostraram que possuem expectativas “muito altas”. Já os concluintes demonstraram que estão “satisfeitos” em relação aos itens a que foram questionados, com exceção dos itens “a realização de trabalhos voluntários”, “realização de pesquisas científicas” e “logo após o curso, obter rápida estabilidade financeira” onde mostraram-se “indiferentes”. Concluiu-se que no contexto geral da pesquisa, por meio dos aspectos utilizados como indicadores de satisfação, a instituição apresentou resultados positivos, pois na maioria dos itens mencionados, o que se esperou por parte dos ingressantes foi realizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elize Regina Alflen, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Ana Paula de Mello, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Zilton Bartolomeu Martins, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Especialista em Gerência Contábil, Perícia, Auditoria e Controladoria pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Docente do curso de Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

Alflen, E. R., Mello, A. P. de, & Martins, Z. B. (2017). EXPECTATIVAS DOS INGRESSANTES E GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CONCLUINTES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Mineira De Contabilidade, 18(3), 79–89. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/718

Edição

Seção

Artigos científicos: