REMUNERAÇÃO DOS EXECUTIVOS E INDICADORES DE DESEMPENHO: UMA ANALISE NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autores

  • Palloma Katluyn Albuquerque Ferreira Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • Alan Santos de Oliveira Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • Ailza Silva de Lima Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n2t04

Palavras-chave:

remuneração dos executivos; desempenho; ROA.

Resumo

Este artigo teve como objetivo verificar a associação de indicadores de desempenho das companhias brasileiras listadas na BM&FBovespa com a remuneração dos executivos. Para isso, foram utilizadas informações sobre remuneração executiva, obtidas através do Relatório de Referência de cada empresa, referentes ao período de 2010 a 2014. Ao todo, foram selecionadas 134 empresas para cada ano a ser estudado, totalizando 670 observações. A metodologia estatística adotada teve como base a utilização de variáveis dependentes e medidas de desempenho. Apesar de os dados disponibilizados pelas empresas ainda serem vagos quanto aos valores exatos de remunerações dos executivos, considerando que foram analisados períodos referentes ao início do atendimento da obrigatoriedade de divulgação das remunerações dos executivos, ainda assim foi possível realizar a análise das relações variáveis em períodos distintos. Quanto à demonstração da remuneração total média (em logaritmo), o resultado demonstrou que a variável “ROA” (Retorno sobre o ativo), a qual tem a função de medir o desempenho dos executivos, mostrou-se relacionada com a remuneração executiva. Ao analisar a remuneração média dos diretores, pode-se perceber uma ligação com a bonificação. Conclui-se, no que concerne às medidas de desempenho, que estas foram indispensáveis na remuneração executiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Santos de Oliveira, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFPB. Graduado em Ciências Contábeis e Especialista em Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Professor Assistente e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) . Tem experiência em pesquisas na área de contabilidade, com ênfase em Contabilidade para usuários internos.

Ailza Silva de Lima, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2007), Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2011), Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB (Programa Multiinstituicional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UNB, UFPB e UFRN - 2014), Contadora com registro no CRC-PB, Professora de Curso de Ciências Contábeis da UNESC Faculdades (2013-2014). Professora Substituta do Departamento de Administração da UFPB (2014-2016). Atualmente é Professora de Ciências Contábeis da UNIPÊ. Professora no Projeto de Pesquisa e Extensão "Sala de Finanças e Mercado de Capitais" UNIPÊ (2016 - Atualmente) e no Projeto de Extensão "Sabadão do Imposto de Renda" (2016-Atualmente).

Downloads

Publicado

2018-08-21 — Atualizado em 2020-12-16

Versões

Como Citar

Ferreira, P. K. A., de Oliveira, A. S., & de Lima, A. S. (2020). REMUNERAÇÃO DOS EXECUTIVOS E INDICADORES DE DESEMPENHO: UMA ANALISE NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA. Revista Mineira De Contabilidade, 19(2), 44–54. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n2t04 (Original work published 21º de agosto de 2018)

Edição

Seção

Artigos técnicos, tecnológicos