Excesso de Confiança e Otimismo Sobre a Estrutura de Capital de Firmas Brasileiras com Diversidade no Conselho de Administração

Autores

  • THIAGO BRUNO DE JESUS SILVA Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • PAULO ROBERTO DA CUNHA Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • RAFAEL FERLA Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Resumo

O objetivo foi analisar a influência do excesso de confiança e otimismo gerencial sobre a estrutura de capital de firmas brasileiras aderentes à diversidade no conselho de administração. A amostra da pesquisa foi composta por 50 empresas, sendo 26 companhias que possuíam todos os mecanismos e 24 que não possuíam nenhum dos mecanismos de governança corporativa. Na análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e a análise em painel. Observou-se que empresas sem mecanismos de governança corporativa apresentam maior volume de ações em tesouraria, bem como alavancagem contábil e de mercado. Os resultados demonstraram que as empresas não aderentes à diversidade no conselho de administração possuem maior excesso de confiança e otimismo gerencial no endividamento e são mais propensas à recompra de ações em tesouraria do que as firmas que possuem adesão aos mecanismos de governança corporativa (não dualidade do conselho de administração, membros externos e presença de mulheres). Esta pesquisa contribui com evidências empíricas de que mecanismos de governança corporativa podem ter um efeito de limitar o excesso de confiança e otimismo gerencial das empresas.

 

Palavras-chave: Excesso de confiança. Mecanismos de governança corporativa. Estrutura de capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

THIAGO BRUNO DE JESUS SILVA, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

PAULO ROBERTO DA CUNHA, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

RAFAEL FERLA, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

SILVA, T. B. D. J., CUNHA, P. R. D., & FERLA, R. (2017). Excesso de Confiança e Otimismo Sobre a Estrutura de Capital de Firmas Brasileiras com Diversidade no Conselho de Administração. Revista Mineira De Contabilidade, 18(3), 27–39. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/692

Edição

Seção

Artigos científicos: