DEZ ANOS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA TEMÁTICA EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE PUBLICADA NA ANPCONT

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a representação e as características da produção científica da temática educação e pesquisa em contabilidade publicada na Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis de 2007 a 2016. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de análise bibliométrica e sociométrica. Os principais resultados foram: Gilberto José Miranda, Edvalda Araújo Leal e Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo são os autores mais profícuos; a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) se destacaram como as mais produtivas. Há uma alta centralidade de grau e de intermediação nas redes dos atores (pesquisadores e instituições), como também uma baixa densidade. Os temas mais abordados foram: profissional contábil, curso de ciências contábeis, pesquisa em contabilidade professor, contabilidade gerencial, contabilidade internacional, ensino da contabilidade, desempenho acadêmico, produção científica e programas de pós-graduação em ciências contábeis. De modo geral, este estudo contribuiu para mostrar, de maneira contemporânea, as nuances dos artigos que retratam a temática educação e pesquisa em contabilidade, proporcionando, com isso, um norte e um alicerce para futuras pesquisas sobre este campo do conhecimento, influenciando em seu alargamento, difusão e socialização na literatura científica nacional.

 

Palavras-chave: Produção científica. Educação e pesquisa em contabilidade. AnpCONT. Bibliometria. Rede social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove–SP). Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Graduado em Contabilidade pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor-Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

Ribeiro, H. C. M. (2017). DEZ ANOS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA TEMÁTICA EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE PUBLICADA NA ANPCONT. Revista Mineira De Contabilidade, 18(3), 65–78. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/689

Edição

Seção

Artigos científicos: