Impairment e Alisanmento de Resultados: um Estudo em Companhias do Setor de Energia Elétrica Listadas na BM&FBovespa
Resumo
O objetivo do estudo consiste em verificar qual é a associação entre a redução ao valor recuperável de ativos e a prática de gerenciamento de resultados conhecida como income smoothing ou alisamento de resultados. Para tanto, selecionou-se as empresas do setor de energia elétrica listadas na BM&FBOVESPA por possuírem, entre outros fatores, regulamentação específica que exige a adoção do Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Dentre todas as companhias do segmento estudado, foram coletados trinta e nove valores de perdas por impairment reconhecidas de 2008 a 2011 por quatorze companhias. Dimensionada em relação ao ativo total da empresa, a referida perda compôs um indicador de impairment. Quanto ao income smoothing, foi avaliado conforme o modelo de Eckel (1981) adaptado por Castro e Martinez (2009). Após construídas as duas métricas de análise, buscou-se verificar associação entre elas por meio de regressões. Os resultados sugerem a relação de que quanto maior a perda por impairment da companhia, proporcionalizada a seu ativo, maior é a tendência à suavização dos lucros. Os achados indicam que as subjetividades no cálculo das perdas por impairment podem ser alvo de julgamentos e manipulação dos gestores que, conhecendo as características dos investidores avessos ao risco, aproveitam-se da vulnerabilidade dos cálculos de taxas e prazos inerentes ao impairment para fins de alisamento de resultados. A pesquisa pode servir como base para melhorias na confiabilidade das informações divulgadas e também como pista indicativa de que os organismos governamentais devem delimitar de forma mais clara e objetiva as métricas envolvidas no cálculo do impairment.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International