UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS TEMÁTICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MINISTRADOS NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Alisson Maciel de Faria Marques
  • Ana Carolina Neves de Araújo
  • Luciana Stranky Ferreira

Resumo

Os sistemas de informações são entendidos por um conjunto de subsistemas, ordenados e inter-relacionados, que funcionam visando disponibilizar informações para atender as demandas de planejamento, controle e tomada de decisão. Em um contexto de economias globalizadas, o mercado exige de administradores e contadores uma sólida formação em sistemas de informações. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar como os conteúdos temáticos sobre sistemas de informações ministrados nos cursos de graduação em administração e ciências contábeis nas universidades federais brasileiras. Com base em uma revisão da literatura especializada foi definido um conjunto mínimo de conteúdos que deveria ser ministrado nestes cursos. Na verificação empírica foram levantadas as ementas e/ou programas das disciplinas que abordam o tema, disponíveis nos sites das universidades, posteriormente confrontadas com o conjunto mínimo de conteúdos. Os resultados encontrados mostram que ambos os cursos contemplam apenas parte dos conteúdos desse conjunto, apontando para uma melhor cobertura nos cursos de administração Ressalta-se a grande discrepância nos conteúdos contemplados. Conclui-se que os cursos em geral são carentes em termos dos conteúdos temáticos sobre sistemas de informações.

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Publicado

2016-08-08

Como Citar

Maciel de Faria Marques, A., Neves de Araújo, A. C., & Stranky Ferreira, L. (2016). UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS TEMÁTICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MINISTRADOS NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Mineira De Contabilidade, 1(21), 24–31. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/442

Edição

Seção

Artigos científicos: