A RELAÇÃO ENTRE A ESCALA E O CUSTO MÉDIO POR ALUNO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Carlos Alberto de Souza

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo verificar se existem economias de escala na atividade privada de ensino superior de Belo Horizonte. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental, concluindo com a análise dos dados a partir de dois efeitos: (a) o efeito-escala, pressupondo-se uma mesma estrutura organizacional; e (b) o organizacional, considerando-se a Faculdade, o Centro Universitário e a Universidade. As conclusões do estudo indicam que, com relação ao efeito-escala, os valores dos custos médios por aluno apresentaram-se decrescentes a partir do aumento da escala do estabelecimento, indicando a presença de economia de escala. Quanto ao efeito organizacional, percebeu-se que o custo médio por aluno se elevou na ocasião da mudança estrutural entre Centro Universitário e Universidade, demonstrando, entretanto, a sua redução quando se aumentou a escala na Universidade, indicando, novamente, a presença de economia de escala. Por fim, este trabalho evidenciou a possibilidade de avaliar a relação entre a escala e o custo médio por aluno de uma instituição de ensino superior de cunho privado, de forma a produzir que resulte em um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e em uma maior eficiência na alocação dos mesmos.

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Publicado

2016-08-08

Como Citar

Alberto de Souza, C. (2016). A RELAÇÃO ENTRE A ESCALA E O CUSTO MÉDIO POR ALUNO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO DE BELO HORIZONTE. Revista Mineira De Contabilidade, 1(25), 21–30. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/422

Edição

Seção

Artigos científicos: