ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE DO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Leila Chaves Cunha Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Leandro Marques Universidade Regional de Blumenau
  • Vania Tanira Biavatti Universidade Regional de Blumenau - FURB

Resumo

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis do sistema da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) da mesorregião do Vale do Itajaí (SC) sobre o processo de adaptação ao ambiente do ensino superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, por meio de levantamento, com abordagem quantitativa. Utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r), instrumento validado em pesquisas anteriores. Os resultados demostram que o gênero feminino representa 68,84% dos respondentes; 64,65% escolheram o curso de Ciências Contábeis em primeira opção. Quanto às dimensões apontadas no QVA-r, a Pessoal é a que representa a maior dificuldade para os alunos no processo de adaptação ao ensino superior, com média de 3,4; seguida das dimensões Estudo (3,5), Interpessoal (3,7) e Carreira (3,8). A dimensão em que os alunos apresentam menor dificuldade é a Institucional, com média 4,0. Observa-se que estudantes que estão no curso de sua primeira opção apresentam-se mais satisfeitos e integrados em relação aos demais. Conclui-se que a pesquisa possibilita aos dirigentes do curso de Ciências Contábeis conhecerem as dificuldades apontadas pelos alunos na adaptação ao ensino superior, permitindo desenvolver estratégias no sentido de minimizar as dificuldades apontadas.

 Palavras-chave: Adaptação. Ensino Superior. Ciências Contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Chaves Cunha, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professora e Coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). 

Leandro Marques, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Contato: Rua Antônio da Veiga, 140, Bairro Victor Konder, CEP 89012-900, Blumenau – Brasil. 

Vania Tanira Biavatti, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Ciências Sociais-Políticas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Professora do Mestrado em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau - FURB Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140, Bairro Victor Konder, CEP 89012-900, Blumenau – Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-28

Como Citar

Cunha, L. C., Marques, L., & Biavatti, V. T. (2017). ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE DO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Mineira De Contabilidade, 18(1), 26–37. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/366

Edição

Seção

Artigos científicos: