Índices, indicadores e mapas de divulgação de informação socialmente responsável

Autores

  • Maria José da Silva Faria

Resumo

Este artigo pretende sintetizar um conjunto de meios de divulgação de informação económica, financeira e contabilística de responsabilidade
social ao nível empresarial. Vulgarmente as empresas de média e grande dimensão, pelas exigências de relato aos stakeholders, costumam utilizar índices, indicadores, mapas internos e externos, de carácter obrigatório e voluntário, relatórios normalizados e não normalizados que ao nível da informação económica, financeira e contabilística conseguem sistematizar as acções socialmente responsáveis praticadas pelas empresas. No entanto, esta informação aparece entre a restante informação empresarial. Assim, algumas
vezes é difícil apurar quer o custo, o impacto e o retorno de tais acções. Por outro verifica-se comprometimento da comparabilidade informativa quando são utilizados relatórios não normalizados, onde a informação poderá ser produzida de acordo com as conveniências negociais. Pretende-se assim nesta pesquisa condensar a multiplicidade de formas de divulgação existentes, realçar as
suas vantagens e desvantagens para os stakeholders e compreender qual a extensão da informação de responsabilidade social que é produzida e que é utilizada pelos utilizadores da informação económica, financeira e contabilística.

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Publicado

2016-01-29

Como Citar

Faria, M. J. da S. (2016). Índices, indicadores e mapas de divulgação de informação socialmente responsável. Revista Mineira De Contabilidade, 1(45), 6–13. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/260

Edição

Seção

Artigos científicos: