Práticas pedagógicas adotadas pelos professores de Ciências Contábeis em universidades federais de Minas Gerais

Autores

  • Anderson de Castro Vidal
  • Vanessa de Castro Ferreira Vidal
  • André de Castro Vidal

Resumo

Existem poucos estudos que tratam da temática ensino-aprendizagem na educação contábil. Uma pesquisa feita por Passos e Martins (2006) em quatro universidades da Grande São Paulo abordou esse tema. No sentido de corroborar essa pesquisa, o mesmo estudo foi promovido em Minas Gerais com o objetivo de identificar e analisar quais métodos, ferramentas e técnicas de ensino disponíveis os professores de Ciências Contábeis conhecem e aplicam nos centros de referência de ensino. Para tal, foram consultados quatorze
professores de três Universidades Federais mineiras. A partir do referencial teórico sobre Educação, Métodos de Ensino e o Ensino de Contabilidade no Brasil foram aplicados vinte e oito questionários entre dezembro de 2007 e abril de 2008. Aula expositiva é a técnica mais citada. Coerentemente, quadro-negro e datashow são os recursos didáticos mais utilizados. O conteúdo ministrado é
desenvolvido a partir do método dedutivo. A maioria dos professores considera fator de sucesso o equilíbrio entre características comportamentais e conhecimentos técnicos. Quanto ao que se espera de um bom aluno foi muito referenciado o trinômio participativo/interessado/comprometido. Os tipos de avaliação mais apontados foram prova escrita e trabalho escrito.

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Publicado

2016-01-27

Como Citar

Vidal, A. de C., Vidal, V. de C. F., & Vidal, A. de C. (2016). Práticas pedagógicas adotadas pelos professores de Ciências Contábeis em universidades federais de Minas Gerais. Revista Mineira De Contabilidade, 2(46), 22–28. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/258

Edição

Seção

Artigos científicos: