Contabilidade Gerencial: um estudo acerca do planejamento e controle em creches
Resumo
As creches são entidades que têm papel fundamental na educação infantil. Os recursos para o funcionamento devem ser utilizados de forma a cumprir seu objetivo com qualidade. Desse modo, torna-se importante possuir ferramentas de planejamento e controle que ofereçam condições de proporcionar aos usuários informações para facilitar o processo decisório. Esta pesquisa apresenta um
estudo elaborado nas creches cadastradas na Secretaria Municipal de Educação de Ituiutaba (MG). Utilizou-se para a coleta de dados um questionário elaborado com o objetivo principal de identificar os instrumentos de planejamento e controle gerencial usados pelas creches em estudo. Os principais resultados indicaram que 78% das entidades fazem o planejamento com base nas informações geradas pela contabilidade; a principal ferramenta de controle utilizada é a de contas a pagar e a receber; e o que mais motiva as entidades a usar tais instrumentos é a prestação de contas à comunidade e aos seus provedores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International