TEMPESTIVIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL E PRÁTICA DA SUAVIZAÇÃO DE RESULTADOS: UM ESTUDO NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO
Resumo
Este estudo investiga a influência da Tempestividade da informação contábil nas práticas de suavização de resultados em companhias de capital aberto com ações negociadas na BM&FBovespa. Para isso, adotou-se uma amostra de 185 empresas brasileiras, não financeiras. O estudo classificado como descritivo utiliza como proxy para a suavização de resultados uma variável modificada do modelo original de Eckel (1981). Optou-se pela utilização do coeficiente de variação de Eckel (1981) como uma métrica modificada. Como variável independente, adotou-se a proxy de Tempestividade (timeliness) obtida a partir do modelo empregado no estudo de Lopes e Walker (2008). A regressão com Dados em Painéis utilizando Efeitos Fixos mostrou que Tempestividade da informação contábil influenciou as práticas de suavização da amostra pesquisada. Os resultados sugerem que os gestores utilizam-se da característica tempestiva da informação contábil de forma oportuna, afim de, gerenciar os resultados das empresas. Em outras palavras, o poder de decisão dos gestores em definir “o que”, “como” e “quando” divulgar uma informação afeta diretamente a qualidade da informação contábil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International