CRIPTOMOEDAS

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCORPORAÇÃO DO CONTEÚDO AO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v24i3.1494

Palavras-chave:

Criptomoedas, Ciências Contábeis, Ensino de Contabilidade

Resumo

Criptomoedas correspondem a um fenômeno recente que cresceu e ganhou relevância sob diversos aspectos. Empresas e indivíduos, por exemplo, estão investindo nelas e utilizando-as para receber e fazer pagamentos com mais intensidade. No campo educacional o tema se desenvolveu de forma rápida. Todavia, seu ensino encontra barreiras devido à complexidade que o envolve e à pouca clareza quanto aos seus aspectos técnicos, financeiros e sociais. Partindo da perspectiva educacional sobre o fenômeno, este estudo teve como objetivo conhecer a percepção que professores de Ciências Contábeis têm sobre a incorporação do assunto ‘criptomoedas’ aos conteúdos curriculares da graduação. A relevância, abrangência e crescimento do fenômeno no mundo dos negócios somados à pouca discussão sobre aspectos relacionados ao seu ensino despertou a atenção e motivou este estudo. Em termos metodológicos ele foi conduzido na forma de levantamento online, realizado com 136 professores de cursos de graduação em Ciências Contábeis brasileiros. Os dados foram coletados com aplicação de questionário com questões abertas e fechadas. As análises foram realizadas descritivamente e por análise de conteúdo. O principal resultado foi compreender que professores conhecem satisfatoriamente bem sobre o assunto e consideram- no relevante o suficiente para ser incorporado como parte do conteúdo curricular em disciplinas obrigatórias do campo de conhecimentos específicos da contabilidade. Em termos de implicações, da perspectiva da gestão pedagógica de cursos de Ciências Contábeis, este estudo pode, potencialmente, contribuir enquanto modelo de processo de investigação e geração informações para subsídio a decisões sobre o ‘se’ e o ‘como’ fenômenos contemporâneos podem ser incorporados nos currículos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Akar, S., & Akar, E. (2020). Is it a new tulip mania age? A comprehensive literature review beyond cryptocurrencies, bitcoin, and blockchain technology. Journal of Information Technology Research, 13(1), 44–67. https://doi.org/10.4018/JITR.2020010104

Andrade, M. D. de. (2017). Tratamento jurídico das criptomoedas: a dinâmica dos bitcoins e o crime de lavagem de dinheiro. Revista Brasileira de Políticas Públicas, 7(3), 43–59. https://doi.org/10.5102/RBPP.V7I3.4897

Apple, M. W. (2006). Ideologia e currículo (3rd ed.). Artmed.

Barbera, L. (2020). Analisi comparativa delle maggiori criptovalute: Protocolli e Blockchain = Comparative analysis of the main criptocurrencies: Protocols and Blockchain. Webthesis. Politecnico Di Torino. Corso Di Laurea Magistrale in Ingegneria Matematica. Disponível : Https://Webthesis.Biblio.Polito.It/14779/. Acesso: 2021/27/09. 160 P.

Bartolomé, A., & Lindín, C. (2018). Posibilidades del Blockchain en Educación Blockchain possibilities in Education. 19(4). https://doi.org/10.14201/eks20181948193

Bartolomé Pina, A. (2020). Cambiando el futuro: “Blockchain” y Educación". Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación, 59. https://doi.org/10.12795/pixelbit.82546

Boyce, G., Narayanan, V., Greer, S., & Blair, B. (2019). Taking the pulse of accounting education reform: liberal education, sociological perspectives, and exploring ways forward. Https://Doi.Org/10.1080/09639284.2019.1586552, 28(3), 274–303. https://doi.org/10.1080/09639284.2019.1586552

Coinmarketcap. (2023). Cryprocurrencie’s price ranking. https://coinmarketcap.com/

Corbet, S., Lucey, B., Urquhart, A., & Yarovaya, L. (2019a). Cryptocurrencies as a financial asset: A systematic analysis. International Review of Financial Analysis, 62. https://doi.org/10.1016/j.irfa.2018.09.003

Corbet, S., Lucey, B., Urquhart, A., & Yarovaya, L. (2019b). Cryptocurrencies as a financial asset: A systematic analysis. International Review of Financial Analysis, 62, 182–199. https://doi.org/10.1016/J.IRFA.2018.09.003

Dellaportas, S. (2015). Reclaiming “Sense” from “Cents” in Accounting Education. Accounting Education, 24(6), 445–460. https://doi.org/10.1080/09639284.2015.1114456

Delva Benavides, J. E., & Torres Amaya, F. E. (2021). Legal, Tax and Accounting Treatment of Cryptocurrencies in Mexico. Global Jurist. https://doi.org/10.1515/GJ-2021-0061

Dylan-Ennis, P. (2021). Teaching cryptocurrencies as cryptocultures. Journal of Applied Learning & Teaching, 4(2). https://doi.org/10.37074/jalt.2021.4.2.12

Egorova, M. A., & Kozhevina, O. V. (2020). Legal Issues of Using Blockchain Technology in the Issue and Circulation of Criptocurrency. https://doi.org/10.2991/assehr.k.201205.016

Ferrarezi, R. S. L. (2020). O caminho das pedras para a tributação dos criptoativos. Revista Tributária e de Finanças Públicas, 142, 243–260. https://rtrib.abdt.org.br/index.php/rtfp/article/view/204

Fondón, I., Madero, M. J., & Sarmiento, A. (2010). Principales Problemas de los Profesores Principiantes en la Enseñanza Universitaria. Formación Universitaria, 3(2), 21–28. https://doi.org/10.4067/s0718-50062010000200004

Gallate, M. C., T., D., Matias Filho, J., Igarashi, M. de O., & Fernandes, R. A. (2020). Variações de preços de criptomoedas frente a indicadores econômico-financeiros. Anais Do XXIII SEMEAD - Seminários Em Administração. https://login.semead.com.br/23semead/anais/arquivos/2150.pdf?

Hameed, S., & Farooq, S. (2017). The Art of Crypto Currencies: A Comprehensive Analysis of Popular Crypto Currencies. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, 7(12). https://doi.org/10.14569/ijacsa.2016.071255

Herbert, I. P., Rothwell, A. T., Glover, J. L., & Lambert, S. A. (2021). Does the changing world of professional work need a new approach to accounting education? Accounting Education, 30(2), 188–212. https://doi.org/10.1080/09639284.2020.1827446

Holub, M., & Johnson, J. (2018). Bitcoin research across disciplines. Information Society, 34(2). https://doi.org/10.1080/01972243.2017.1414094

Horton, E., Parker, C., & Pharris, L. (2018). Student perceptions of digital currency. International Journal of Business Management and Social Research, 4(2), 273–282. https://doi.org/10.18801/IJBMSR.040218.30

Klarin, A. (2020). The decade-long cryptocurrencies and the blockchain rollercoaster: Mapping the intellectual structure and charting future directions. Research in International Business and Finance, 51, 101067. https://doi.org/10.1016/J.RIBAF.2019.101067

Lazo, J. G. L., Medina, G. H. H., Almeida, L. F., & Talavera, A. (2021). Sistema híbrido para tomada de decisão em investimentos no mercado de criptomoedas / Hybrid system for decision making in investments in the cryptocurrency market. Brazilian Journal of Development, 7(2), 19577–19593. https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/25249

Nian, L. P., & Chuen, D. L. K. (2015). Section one: Bitcoin and Alternative Cryptocurrencies. In D. L. K. Chuen (Ed.), Handbook of Digital Currency (p. 613). Elsevier. http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/B9780128021170099896

Oliveira, J. V., & da Cunha Lopes, M. C. (2021). Reflections on Anonymity, Pseudonymity and Criptocurrencies. Revista Eletronica Direito e Sociedade (REDES), 9. https://heinonline.org/HOL/Page?handle=hein.journals/redes9&id=159&div=&collection=

Ølnes, S., Sondre, A., & Knutsen, J. (2020). 20. Blockchain Technology in Education-The Challenge of Interdisciplinary Teaching. In Digital samhandling (1st ed., pp. 374–389). https://doi.org/10.18261/9788215037394-2020-20

Pelucio-Grecco, M. C., dos Santos Neto, J. P., & Constancio, D. (2020). Accounting for bitcoins in light of IFRS and tax aspects. Revista Contabilidade e Financas, 31(83), 275–282. https://doi.org/10.1590/1808-057x201909110

Pelucio-Grecco, M. C., Neto, J. P. dos S., & Constancio, D. (2020). Contabilização de bitcoins à luz das IFRS e aspectos tributários. Revista Contabilidade & Finanças, 31(83), 275–282. https://doi.org/10.1590/1808-057X201909110

Pérez, G. D., & Marín, W. J. L. (2018). Implicaciones contables del Bitcoin y otras criptomonedas. Accounting implications of Bitcoin and other cryptocurrencies. 1–22. https://www.mendeley.com/catalogue/25829a34-df5e-337c-b9fa-4ac792c385ba/

Pina, M. da M. (2020). Criptomoedas: teoria da arena e o reconhecimento contabilístico [Lisbon School of Economicas & Management]. https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/20643/1/DM-MMP-2020.pdf

Procházka, D. (2018). Accounting for bitcoin and other cryptocurrencies under IFRS: A comparison and assessment of competing models. International Journal of Digital Accounting Research, 18, 161–188. https://doi.org/10.4192/1577-8517-v18_7

Mendonça Neto, O. R, Antunes, M. T. P., Oyadomari, J. C. T., & Riccio, E. L. (2011). Ninguém aprende samba no colégio - a contribuição da prática para a formação do conhecimento contábil. Advances in Scientific and Applied Accounting, 184–200. https://doi.org/10.14392/ASAA.2011040203

Ram, A. J. (2015). Accounting for the Bitcoin : An initial perspective. University of the Witwatersrand.

Receita Federal do Brasil (2019) Instrução Normativa nº. 1.887, de 3 de maio de 2019. In: Diário Oficial da União, nº. 86, de 7 de maio de 2019.

Rejeb, A., Rejeb, K., & G. Keogh, J. (2021). Cryptocurrencies in Modern Finance: A Literature Review. ETIKONOMI, 20(1), 93–118. https://doi.org/10.15408/ETK.V20I1.16911

Rejeb, A., Rejeb, K., & Keogh, J. G. (2021). Cryptocurrencies in Modern Finance: A Literature Review. ETIKONOMI, 20(1), 93–118. https://doi.org/10.15408/ETK.V20I1.16911

Ryabova, T. S., & Henderson, S. (2019). Integrating Cryptocurrency into Intermediate Financial Accounting Curriculum: A Case Study. Journal of Accounting and Finance, 19(6). https://doi.org/10.33423/jaf.v19i6.2322

Shehada, F., & Shehada, M. (2020). The Challenges facing IFRS for Accounting of Cryptocurrencies. SSRN Electronic Journal. https://doi.org/10.2139/SSRN.3664571

Sichel, R. L., & Calixto, S. R. (2018). Criptomoedas: impactos na economia global. Perspectivas / Cryptocurrency: impacts in the global economy. Perspectives. Revista de Direito Da Cidade, 10(3), 1622–1641. https://doi.org/10.12957/RDC.2018.33096

Silva, D. R., & Cia, J. N. S. (2018). Bitcoin: Reconhecimento, Mensuração e Contabilização da Moeda Digital. Anais Do XV Congresso USP de Iniciação Científica Em Contabilidade. https://congressousp.fipecafi.org/anais/18UspInternational/ArtigosDownload/818.pdf

Silva, S. C., & Monteiro, V. B. (2021). Criptomoedas (ou criptoativos?) como meio de pagamento no Brasil e a lógica do Cisne Negro: da ausência de regulamentação específica ao desempenho da criptoeconomia durante a pandemia de Covid-19. Economic Analysis of Law Review, 12(2), 145–170. https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/12533

Silva, S. M., & Bernardes, F. C. (2020). CRIPTOMOEDAS E O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO. Revista de Direito Tributário e Financeiro, 6(1), 23–43. https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0138/2020.v6i1.6451

Themistocleous, M., Christodoulou, K., Iosif, E., Louca, S., & Tseas, D. (2020). Blockchain in academia: Where do we stand and where do we go? Proceedings of the Annual Hawaii International Conference on System Sciences, 2020-Janua. https://doi.org/10.24251/hicss.2020.656

Tredinnick, L. (2019). Out-of-the-Box Cryptocurrencies and the blockchain. Business Information Review, 36(139–44). https://doi.org/10.1177/0266382119836314

Venter, H. (2018). Digital currency-A case for standard setting activity. A perspective by the Australian Accounting Standards Board (AASB). ASAF Meeting.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Ferreira, M. M., Hillen, C., Carolina Alecrim de Oliveira, M., & Gabriel Tomaz Hoffmann, J. (2023). CRIPTOMOEDAS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCORPORAÇÃO DO CONTEÚDO AO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Mineira De Contabilidade, 24(3), 79–89. https://doi.org/10.51320/rmc.v24i3.1494

Edição

Seção

Artigos científicos: