Algumas Considerações sobre a Afetividade e o Ensino de Contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1433

Resumo

A expectativa do estudante e a estrutura organizacional fornecida pela Instituição de Ensino são importantes para superar os desafios da trajetória universitária. No entanto, há outro aspecto de extrema importância que permeia a vida dos professores e alunos e exige maturidade emocional e adaptabilidade às novas formas de estabelecer relações interpessoais e lidar com as mudanças no ambiente acadêmico. Trata-se da afetividade pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERCHT. M. Em direção a agentes pedagógicos com dimensões afetivas. 2001. 152 f. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

CARLOTTO, R. C., TEIXEIRA, M. A. P., & DIAS, A. C. G. (2015). Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários. Psico-USF,

CUNHA JUNIOR, C. A. ; IHLENFFELDT, E. L. ; ZEPEDA TORO, P. E. ; COLAUTO, R. D. Emoções e Sentimentos na Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. RC&C. REVISTA DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA, v. v. 14, p. 83-96, 2022.

MEURER, Alison Martins; LOPES, Iago França; COLAUTO, Romualdo Douglas. Autoeficácia, estratégias de coping e os efeitos das relações interpessoais e organizacionais de discentes de Ciências Contábeis. Revista Portuguesa de Educação, v. 33, n. 1, p. 198-220, 2020.

PELEIAS, I. R., GUIMARÃES, E. R., CHAn, B. L., & Carlotto, M. S. (2017). A Síndrome De Burnout Em Estudantes De Ciências Contábeis de IES Privadas: Pesquisa Na Cidade De São Paulo. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 11(1), 30–51.

RIBEIRO, Marinalva Lopes; JUTRAS, France; LOUIS, Roland. Análise das representações sociais de afetividade na relação educativa. Revista Psicologia da Educação. São Paulo, n. 20, 1º sem., 2005, p.31-54.

Downloads

Publicado

2022-08-30 — Atualizado em 2023-11-30

Versões

Como Citar

Douglas Colauto, R. (2023). Algumas Considerações sobre a Afetividade e o Ensino de Contabilidade. Revista Mineira De Contabilidade, 23(2), 4–5. https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1433 (Original work published 30º de agosto de 2022)