ANÁLISE DE CONTEÚDO INFORMACIONAL: EVIDÊNCIAS DE FATORES DE RISCO EM COMPANHIAS ELÉTRICAS DURANTE UMA CRISE HÍDRICA
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v22i1.1239Palavras-chave:
Evidenciação, Fatores de risco, Setor Elétrico, Crise HídricaResumo
O estudo tem como objetivo analisar a configuração do conteúdo informacional divulgado nos formulários de referência relacionado aos fatores de risco das empresas do setor elétrico diante de uma crise hídrica os quais foram categorizados conforme Resolução da CVM 480/2009. Para a análise dos dados, utilizou-se da técnica de estatística descritiva, teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, além da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que há uma diversidade de riscos divulgada pelas companhias. Contudo, esta divulgação, mesmo que em tese, atenda os aspectos normativos, é realizada predominantemente de forma narrativa e descritiva, sem ser consubstanciada em números e valores. Assim, muitos riscos evidenciados servem apenas como alerta, fazendo com que as empresas não divulgam o nível em que sua ocorrência é suscetível. São exemplos de riscos divulgados: (i) decisões desfavoráveis em processos judiciais; (ii) impossibilidade de implementar totalmente a estratégia dos negócios e (iii) influência significativa do acionista controlador e possíveis conflitos de interesse. Além disso, as companhias evidenciaram acerca dos cenários hidrológico e político atípicos no Brasil, a forte influência do Governo no setor e a insuficiência de eletricidade e consequente racionamento. Os resultados também revelam que as empresas praticamente não alteram suas políticas de evidenciação de um período para o outro e que existe certa padronização das informações divulgadas nos três períodos analisados, independente do cenário político, econômico e social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Iago França Lopes, Vanderlei dos Santos, Darci Schnorrenberger, Valdirene Gasparetto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional