APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Lívia Maria De Pádua Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
  • João Eduardo Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-6969-6972
  • Uajará Pessoa Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2020v21n1t07

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa. Ensino. Ciências Contábeis.

Resumo

Este trabalho descreve a utilização da teoria da Aprendizagem Significativa no ensino de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais. Por meio da disciplina denominada “Programa de Ação Social (PAS)”, inserida no currículo do curso de Ciências Contábeis estudado, foi possível uma aplicação prática de conteúdos e conceitos contábeis ao desenvolver projetos focados na comunidade local. A pesquisa caracterizou-se por um estudo descritivo e qualitativo. Os resultados mostraram que a disciplina PAS favoreceu a reformulação do conceito “sala de aula”, desfazendo-se da crença de que aprender é uma atividade passiva. Um aspecto relevante neste processo foi a contribuição para a formação cidadã. Apesar dessas instituições beneficiadas não visarem o lucro, elas precisam ter uma boa gestão para melhor aproveitamento dos recursos e, consequentemente, maiores benefícios para a sociedade. A adoção dos controles internos e a apuração dos custos nessas instituições do terceiro setor proporcionam uma sustentabilidade econômica que oportunizam a continuidade de suas operações e ao cumprimento de suas missões. Assim, a comunidade local se beneficiou, com o aproveitamento máximo dos recursos dessas instituições e com a ampliação das ações sociais. Além disso, constatou-se uma evolução na desenvoltura dos alunos por meio da elaboração do relatório final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Maria De Pádua Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - CEFET-MG

João Eduardo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na qual desenvolve estudos na área de Finanças de Mercado, Liquidez, Microestrutura de Mercado, Estrutura de Capital e Assimetria Informacional. Professor convidado do Curso de Especialização em Gestão Estratégica (CEGE-UFMG). Mestrando em Administração no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Graduando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Membro do Grupo de Pesquisa Finance Research Group (GFIN).

Uajará Pessoa Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - CEFET-MG

Downloads

Publicado

2020-05-15 — Atualizado em 2020-12-16

Versões

Como Citar

Ribeiro, L. M. D. P., Ribeiro, J. E., & Araújo, U. P. (2020). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS. Revista Mineira De Contabilidade, 21(1), 82–91. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2020v21n1t07 (Original work published 15º de maio de 2020)

Edição

Seção

Artigos científicos: