ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DO ROI: UM ESTUDO DE CASO PARA UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Bruno Rodrigues Ferreira Xavier, Roni Cleber Bonizio

Resumo


É sabido que a informação contábil apresenta um problema quanto a sua temporariedade. No caso, ela é uma informação fixa no tempo, baseada em acontecimentos passados. Neste sentido, técnicas estatísticas auxiliam na compreensão da informação para planejamento e atos futuros. O presente trabalho tem por objetivo analisar o comportamento das variáveis que compõe o ROI através da análise de sensibilidade. O estudo desenvolveu-se como uma pesquisa empírica onde foram analisados os balancetes mensais do ano de 2015 de uma empresa de tecnologia da cidade de Ribeirão Preto. Para a determinação do output foram utilizados inputs como: ativo circulante e permanente, passivo operacional, receita, custos, despesas administrativas e comerciais, número de clientes, além de outras despesas cujo montante verificou-se relevante. Por fim, após submeter os inputs ao teste de sensibilidade e simulação de Monte Carlo foi observado que as variáveis relacionadas a custos e despesas apresentaram correlação negativa próxima de -1, mostrando assim seu impacto negativo no ROI. Já as variáveis como vendas e número de clientes tiveram correlação positiva próxima a +1, portanto com impacto positivo em relação ao ROI.

Palavras-chave: Análise de Sensibilidade; Retorno sobre o Investimento; Contabilidade Gerencial; Processo de Tomada de Decisão.

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n2t04


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