APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS

Lívia Maria De Pádua Ribeiro, João Eduardo Ribeiro, Uajará Pessoa Araújo

Resumo


Este trabalho descreve a utilização da teoria da Aprendizagem Significativa no ensino de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais. Por meio da disciplina denominada “Programa de Ação Social (PAS)”, inserida no currículo do curso de Ciências Contábeis estudado, foi possível uma aplicação prática de conteúdos e conceitos contábeis ao desenvolver projetos focados na comunidade local. A pesquisa caracterizou-se por um estudo descritivo e qualitativo. Os resultados mostraram que a disciplina PAS favoreceu a reformulação do conceito “sala de aula”, desfazendo-se da crença de que aprender é uma atividade passiva. Um aspecto relevante neste processo foi a contribuição para a formação cidadã. Apesar dessas instituições beneficiadas não visarem o lucro, elas precisam ter uma boa gestão para melhor aproveitamento dos recursos e, consequentemente, maiores benefícios para a sociedade. A adoção dos controles internos e a apuração dos custos nessas instituições do terceiro setor proporcionam uma sustentabilidade econômica que oportunizam a continuidade de suas operações e ao cumprimento de suas missões. Assim, a comunidade local se beneficiou, com o aproveitamento máximo dos recursos dessas instituições e com a ampliação das ações sociais. Além disso, constatou-se uma evolução na desenvoltura dos alunos por meio da elaboração do relatório final.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Ensino. Ciências Contábeis.

DOI: https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2020v21n1t07


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Direitos autorais 2020 Lívia Maria De Pádua Ribeiro, João Eduardo Ribeiro, Uajará Pessoa Araújo

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 ISSN: 2446-9114 

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